Sustentabilidade Empresarial na Usiminas: Análise da Prática Sustentável
Análise da prática sustentável
Brenda Leal
Débora Everlyn
Eduardo Leite
Henrique Souza
Priscila Ribeiro
Ricardo Drumond
Tatiane Silva
Vinícius Magon
RESUMO
A proposta desse artigo é apresentar um estudo sobre os projetos de sustentabilidade empresarial na empresa siderúrgica Usiminas, evidenciando o tema sustentabilidade e seus significados, baseado no ponto de vista de alguns autores, como Savitz, Elkington, Philippi, dentre outros. O objetivo desse artigo é identificar as ações de sustentabilidade na empresa, analisando essas ações nos principais aspectos da sustentabilidade empresarial: econômicos, ambientais e sociais. Também é proposta a análise da eficácia da sustentabilidade na empresa.
Palavras-chave: Sustentabilidade empresarial, Usiminas, análise.
1. INTRODUÇÃO
A partir da revolução industrial no século XVIII ocorreram grandes avanços tecnológicos que propiciaram um aumento significante na capacidade produtiva das empresas. A busca desenfreada pelo desenvolvimento econômico, somada a este salto na produção, desencadeou um aumento expressivo na extração e degradação dos recursos não renováveis do planeta, antes vistos como inexauríveis.
Diante desses problemas, governo, sociedade e empresas adotaram um comportamento diferente para continuar atendendo a alta demanda da atividade humana e antever um futuro mais sustentável, ou seja, capaz de se desenvolver e se manter no mercado competitivo, preservando os recursos naturais, gerando lucro e valorizando as pessoas.
A sustentabilidade engloba aspectos ambientais, econômicos e sociais, que formam uma estrutura de tripé, que podem ser apresentados nos relatórios corporativos das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
A Usiminas é uma das empresas do ramo de siderurgia, que trabalha e investe no tripé da sustentabilidade para continuar crescendo e se desenvolvendo. Com suas atitudes sustentáveis tem conquistados vários prêmios,