Sustentabilidade empresarial dentro da cadeia produtiva
Introdução
Hoje a grande ameaça não somente para a natureza mais para o ser humano, são as questões ambientais.
O planeta dá sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que temos nos dias atuais. A poluição da terra, da água e do ar, chega a níveis tão altos que em alguns países certas regiões chegam a ter níveis de poluentes que provocam deformidades e problemas gravíssimos de saúde para os habitantes locais.
Isso ajudou muito a criar uma consciência planetária de que algo deve mudar.
As empresas estão sendo forçadas a mudarem a forma de agir de forma rápida. Esse novo comportamento acabou recebendo o nome de Sustentabilidade Empresarial. As empresas acabam definindo um conjunto de práticas que preocupam demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou atuam.
Três pontos são indispensáveis para saber se uma empresa é sustentável:
• 1º) Verificar se a empresa tem dificuldades financeiras ou dificuldades de caixa. Se isso for constante na sua história não é Empresa Sustentável.
• 2º) Os produtos ou serviços produzidos são ecologicamente corretos ? Ela minimiza ou elimina impactos provenientes de seu processo produtivo no meio ambiente ?
• 3º) como ela trata seus funcionários e a comunidade aonde está inserida ? Os funcionários trabalham em boas condições ? Realiza atividades ou ações ligadas ao bem estar da comunidade que a cerca ? Se preocupa com os funcionários e consumidores ?
Para se ter um desenvolvimento sustentável é necessário planejamento. Com isto, é possível projetar o uso consciente dos recursos naturais por um longo período de tempo e ter a real noção que eles são finitos.
É necessário planejar o uso de materiais orgânicos, como produtos reciclados ou que não agridam o ecosistema. Também há o interesse financeiro, pois o conceito Sustentabilidade, também traz benefícios financeiros para a empresa.
A maior preocupação está