Sustentabilidade- Economia de àgua.
A água, um dos principais recursos necessários para a vida tem se tornado cada vez mais escassa no nosso planeta.
Dia após dia a água é contaminada indiscriminadamente, principalmente por conta de agrotóxicos, esgotos, resíduos industriais, lixo e pelos poluentes do ar que se misturam com a chuva.
Este projeto consiste na proposta de implantação de um sistema de tratamento dos efluentes gerados pela lavagem de máquinas e equipamentos na Libra Terminais, que tem como principal alvo a redução do uso de água potável, evitando desperdício e a redução de efluentes descarregados em esgotos.
È necessário que as pessoas, empresas conscientizem-se em relação as suas atitudes diante ao meio ambiente, portanto é fundamental que todos modifiquem seus hábitos, principalmente em relação ao consumo de água.
Para que isto aconteça, deve haver uma conscientização geral de todos em relação ao que acontece com o meio ambiente, sensibilizando a todos para então mudarem esse comportamento destrutivo. Essa educação deve ser priorizada pelos nossos governantes, que também devem cumprir acordos internacionais relativos ao meio ambiente, além de estabelecerem investimentos para tratamentos de esgotos e políticas para preservação de mananciais e controle de poluentes.
1. Conceitos gerais sobre manutenção
Atualmente, um dos principais alvos de qualquer empresa no planeta são os lucros gerados na produção de seus produtos e serviços. Norteadas por tais alvos, as empresas investem grandes quantias em máquinas e equipamentos que maximizem o fluxo de produção, de modo a trabalharem em regime de funcionamento contínuo para atender a demanda de mercado e atingir as metas de produção previamente estudadas e estabelecidas.
Devido o uso contínuo, tais equipamentos sofrem desgastes e degradação, ocasionando paradas não planejadas por quebras e falhas, afetando diretamente as metas de produção. Para que tais riscos sejam controlados ou eliminados,