Sustentabilidade Da Gua
O valor da água
A água é o recurso ambiental primordial, de grande valor “econômico, social e ambiental”.
O volume de água no planeta é estável, mas a sua disponibilidade varia bastante, de acordo com a região. Sabe-se que 97,5% de toda água na Terra é salgada, e está nos mares e oceanos, apenas 2,5% é doce. Desta parcela, 1,72% está congelada nos polos Sul e Norte e geleiras no alto de montanhas e 0,75% são águas subterrâneas. Faz parte da constituição das plantas e animais, 0,02%, restando apenas 0,01% de toda água do planeta disponível em rios, lagos e represas.
Entre os usos múltiplos da água destacam-se os de geração de energia, produção agropecuária e industrial, consumo doméstico, entre outros. O uso intensivo exigido pela humanidade, atualmente, provoca impactos que excedem a capacidade dos mecanismos naturais de purificar a água.
Em 1996, foi criado o World Water Council (Conselho Mundial da Água), que debate anualmente a questão no Fórum Mundial da Água, com participação dos principais países do mundo. Entre nós, a utilização da água é regulamentada pela Lei 9433, de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, criando a estrutura necessária para uma gestão integrada das águas.
Preocupação recente
O regime de chuvas é fundamental para o abastecimento dos mananciais e a preservação da água. A impermeabilização do solo nas aglomerações urbanas e as mudanças climáticas têm trazido alterações significativas neste fator. Secas e inundações se alternam, hoje em dia, em locais onde antes não ocorriam. Isto exige uma preocupação crescente com medidas preventivas capazes de reduzir as ocorrências e de preparar a população para enfrentar o problema.
O que se acreditava ser um recurso natural inesgotável está se esgotando, graças à ignorância e imprudência de uma sociedade consumista e despreocupada que por muitos anos se preocupou apenas em satisfazer seus