Sustentabilidade da agricultura
O EGP (Esterco de Galinha Processado) e o
EGPR12,5 (EGP + Ribumin*) foram desenvolvidos para melhorar os solos de baixa qualidade, principalmente os solos arenosos do Brasil.
Fabricados através de processamento biológico e mecânico de esterco de galinha, são fertilizantes completos pois, além de suprir nutrientes básicos (EGP e EGPR12,5), melhoram a qualidade física, química e biológica do solo
(EGPR12,5), levando as plantas a ter um melhor desenvolvimento, reduzindo notadamente nematóides nocivos e as doenças do solo.
Informações técnicas
1- o EGP/EGPR12,5 não apenas fornece nutrientes, mas é um bio-nutri-estimulante.
Mostra grande efeito de estimulante como apresentado no caso da melancia a seguir: com apenas 1000kg/ha de EGPR12,5, que contém 20kg de N, a produção esperada é de
50t, cuja absorção de N é de 150kg. Esta adubação, comparada com a convencional, é de menos de 1/5. Os ensaios de campo mostraram que 1 kg de EGP apresenta efeito igual ou melhor que 5kg de esterco de galinha seco.
2- o EGP/EGPR12,5 usado corretamente reduz notavelmente as doenças do solo na condição climática super-chuvosa, como ocorrida de dez/09 a jan/2010 (ver fotos anexas).
A razão disto é que o solo mudou. Houve um aumento muito grande no número de microorganismos efetivos, eliminando os fungos/bactérias patogênicos do solo.
3- o EGP/EGPR12,5 contém todos os macro e micro elementos, além de apresentar equilíbrio de NPK, Ca e Mg. É um adubo orgânico ideal para culturas gerais como adubação básica e em cobertura, adicionando adubos químicos, conforme exigência de cada cultura.
4- o EGP/EGPR12,5 queima muito menos as raízes e folhas do que adubos químicos e outros orgânicos. Com as chuvas ou através das gotas de aspersores de irrigação, as partículas aplicadas do EGP/EGPR12,5 na superfície penetram no solo, ativando os microorganismos efetivos do solo e disponibilizando os nutrientes para as plantas.
5- o