Sustentabilidade contabilidade
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CLIENTES
Guilherme Nago
Jenniffer Carvalho
Jessica Rocha
Karina Gomes
Renan Castello
Renato Pereira
SÃO PAULO
2010
Nago, G; Carvalho, J; Rocha, J; Gomes, K; Castello, R; Pereira, R
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CLIENTES
Professora: Daniela Oliveira
Teoria Geral da Administração
FMU – SÃO PAULO
2010
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. DESENVOLVIMENTO 4 3. CONCLUSÃO 8 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. 2. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como foco apresentar como administrar a relação empresa-cliente, como essa relação é mantida e quais as formas de aperfeiçoa-la. Vamos conhecer quem é o cliente, quais são suas necessidades e o que ele espera da empresa.
Pequenas e médias empresas podem utilizar a gestão de clientes como um diferencial competitivo, a fim de atrair seus clientes suprindo necessidades e desejos do consumidor.
A utilização de redes sociais, mídia televisiva ou de jornal impresso são meios de comunicação social importantíssimo para a otimização desse serviço. Além dessas, veremos também como realizar o serviço de mailing e cadastro do cliente.
3. DESENVOLVIMENTO
4.1 Cliente
Esta pessoa vem desde a Roma antiga, quando no Império Romano, a burguesia ou patrícios dominavam, eram famílias tradicionais ricas que mandavam na cidade, embora, fossem a minoria na cidade. Os Plebeus compunham a maioria na sociedade romana, faziam parte da classe dos comerciantes, dos artesãos, entre outros trabalhadores livres, sua participação na sociedade religiosa e política eram mínimas. Já os clientes, eram por sua vez os consumidores que possuíam forte dependência dos patrícios, sua maioria, estrangeiros e tinham apoio econômico e jurídico dos patrícios. Os que completavam a sociedade romana eram os escravos e os libertos (ex-escravos que obtiveram liberdade por concessão de proprietários ou