Sustentabilidade Contabil
INTRODUÇÃO
Hoje em dia a sociedade tem pensado mais na sustentabilidade, e a contabilidade não poderia fazer diferente, uma nova ferramenta que as empresas estão criando procurando uma forma de obter lucros sem prejudicar a natureza, tentando tornar os recursos das empresas reutilizáveis.
As empresas procuram conhecer melhor a sustentabilidade, principalmente por estar influenciando na economia e por todos estarem preocupados com futuro da sociedade. A sustentabilidade tem como objetivo não apenas visar à economia, mas também a sociedade e o meio ambiente.
SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade provém de “sustentare”, palavra em latim para apoiar, cuidar e conservar, o que já nos dá uma ideia do seu uso nos dias atuais.
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. A declaração de Estocolmo originou um plano de ação, onde definiu alguns princípios para melhoria e preservação do ambiente natural. A ECO-92 - oficialmente, Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento -, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, consolidou o conceito de desenvolvimento sustentável. Em 2002, a Cimera da Terra sobre Desenvolvimento sustentável de Johanesburgo reafirmou a Agenda 21, propondo mais integração nas três dimensões do desenvolvimento sustentável, a economia, social e ambiental, pelos programas de políticas centradas nas questões sociais.
A sustentabilidade é o processo de interagir com o mundo preservando o meio ambiente e seus recursos, utilizando-os de modo consciente para garantir que ainda existam às futuras gerações e garantindo o desenvolvimento sustentável. Está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico. O termo foi logo