Sustentabilidade Aplicada aos Negócios
Orientações para o Gestor (curso 10 hs)
Módulo I - Unidade I
Conceitos:
Em 1987, uma comissão da ONU chegou á definição mais conhecida de desenvolvimento sustentável:
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.
Responsabilidade Social Empresarial – SER
Segundo o Instituto Ethos, a RSE é uma forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona, pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Em 1994 o inglês John Elkington criou o conceito triple bottom line, também conhecida como os três pilares. Esse conceito propõe expandir a forma tradicional de avaliação das empresas. O Trilpe Bottom Line sugere que as empresas devam considerar o desempenho ambiental e social ao lado do desempenho financeiro.
Partes Interessadas - stakeholders
Partes interessadas ou públicas de interesse são traduções do termo em inglês stakeholders.
Esse termo refere-se a todas pessoas que estão ligadas a: uma organização; apresentam interesses em uma organização; são afetadas pelas decisões tomadas por uma organização.
Exemplos de stakeholders:
Os empregados; os acionistas; as comunidades; a imprensa e as autoridades governamentais, fornecedores, clientes, entre outros.
Unidade II
Os limites físicos da sustentabilidade do planeta:
Segundo estudo das Nações Unidas, o crescimento econômico hoje:
È obtido por meio de uso intenso de recursos naturais;
Tem contribuído para baixos índices de qualidade de vida;
Para mudar o desenvolvimento sustentável é preciso, é preciso mudar a equação atual. O crescimento econômico deve ser obtido com uma qualidade de vida crescente para toda a população. Por outro lado, o uso de recursos naturais deve ser decrescente. Ou