Sustentabidade
A Nobelplast, uma das maiores fabricantes nacionais de embalagem, produziu 1200 sacolas, biodegradáveis que foram entregues à tripulação dos barcos que participam do Cruzeiro Costa Leste 2004. As sacolas também foram distribuídas nos portos por onde as embarcaçõespassaram, para a Marinha e para o Ibama em Abrolhos e Vitória.
O lixo lançado ao mar é uma preocupação ambiental. Para Antonio Carlos da Silva Telles Junior, parceiro e colaborador da Nobelplast e da RES Brasil, “introduzir o conceito de biodegradabilidade do plástico aos participantes de cruzeiros e regatas e aos turistas que visitam nossa costa é uma forma de colaborar com a preservação do mar e do meio ambiente”. Antonio Carlos apresentou as sacolas biodegradáveis da Nobelplast aos participantes do cruzeiro e afirma que “a idéia foi muito bem recebida, tanto pelo Ibama e pela Marinha, quanto pelos velejadores do cruzeiro, que acreditam no respeito ao meio ambiente”.
As sacolas também foram apresentadas durante palestra na Regata Oceânica Internacional Recife-Fernando de Noronha, no dia 25 de Setembro, da qual participaram 150 barcos.
Sacolas de Mater-Bi
As sacolas biodegradáveis para lixo foram fabricadas com Mater-Bi, material feito de biopolímeros de amido de milho. Estas sacolas, além de serem biodegradáveis, são compostáveis e se decompõem num período de 40 a 120 dias após serem descartadas. O Mater-Bi é importado pela RES Brasil, empresa responsável por diversas matérias-primas para fabricação de plástico