Suspense
Suspense é um sentimento de incerteza ou ansiedade sobre as conseqüências de determinado fato.
Por extensão, em Literatura e Cinema, o termo suspense passou a designar um gênero de narrativa (de ficção ou não-ficção) em que predominam as situações de tensão, provocando temor ou eventualmente sustos, no leitor ou espectador.
Suspense (Teatro) – Momento ou passagem que faz nascer um grande sentimento de angústia ou de dúvida; caráter daquilo que é susceptível de provocar este sentimento.
O SUSPENSE E SUAS VARIAÇÕES
Tecnicamente, define-se o Suspense como o momento no qual predomina um sentimento de apreensão, e no cinema é o recurso de narrativa que busca provocar no espectador este sentimento. Este momento de apreensão foi um recurso que sempre foi utilizado pelos cineastas deste o começo do cinema para dar emoção as cenas de seus filmes. No entanto, era um recurso apenas, e não um gênero. Mas com o passar do tempo, assim como a comédia e o próprio drama, o suspense teve que ser catalogado como um gênero independente por causa dos inúmeros filmes que procurava-se se sustentar, do início ao fim, baseado neste tema: o da apreensão. Daí a necessidade de explicar, não o que é o suspense, mas o que é este gênero chamado suspense. Creio que a maneira mais plausível de tentar explicar o gênero é fazer uma comparação com o que chamamos Suspense e o que chamamos Terror, por exemplo. Isto porque muita gente pensa que tal filme é de suspense, quando é de terror, e outro fala-se que é de terror quando é de suspense. No entanto, como a figura acima bem exemplifica, também está presente e está associado a outros gêneros, subgêneros, movimentos e estilos, como: o filme de ação, aventura, policial, drama, ficção científica, etc.
.
O SUSPENSE E O TERROR
.
Imagine uma cena em que o personagem entra num prédio e toma um elevador que o levará ao 15º andar. Mesmo antes dele entrar no prédio o espectador é avisado que alguém colocou uma bomba no elevador. De