susana
Esta situação provoca um choque entre realidades em que a professora iniciante que nunca pensou vir a encontrar uma turma com estas características. Diante da situação geral de indisciplina dos alunos evidenciada na primeira aula, esta professora tenta utilizar uma estratégia que havia aprendido teoricamente sobre formas de lidar com a indisciplina, concretamente escrever o nome do aluno mais indisciplinado no quadro (Emílio).
De seguida, tentou ensinar-lhes caraté, pois é um desporto relacionado com os jovens agressivos. E, o desporto é apreciado pelos jovens.
Mas, no fim de ter ensinado o caraté, a turma continuava praticamente igual. Porém, Emílio como já referido em cima como o mais indisciplinado, teria que ser conquistado para Louanne ter a atenção da turma.
A maneira que ela arranjou foi ir a casa dele devido ao facto de este ter andado à pancada com um colega e terem sido expulsos pelo diretor da escola, falou com os pais dele e só falou bem dele. Este, ficou finalmente conquistado e Louanne conseguira a atenção da turma.
Assim, Louanne diz: “Todos têm A. Mantenham-no!” pois, ela sabia que nunca eles tinham tido um A e isso faria com que se empenhassem e colaborassem, ao mesmo tempo que aprendiam alguma coisa.
A turma começa a ter uma boa relação com Louanne que, deixa de ser apenas professora mas, também amiga. Alguns problemas externos à escola têm repercussão nala, como por exemplo, entrarem no mundo de trabalho de uma forma precoce.