sus
(Sistema único de saúde)
SUZANA DA SILVA TEIXEIRA
RA: 9911176923
FACULDADE ANHANGUERA
TABOÃO DA SERRA
11/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................3
FORMULAÇÃO.....................................................4
CONSIDERAÇOES FINAIS...................................6
REFERENCIAS.....................................................7
INTRODUÇÃO
O SUS é uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações de saúde estabelecida pela Constituição de 1988. O SUS não é o sucessor do INAMPS e nem tampouco do SUDS. O SUS é o novo sistema de saúde que está em construção.
Os principais objetivos do SUS (Sistema Único de Saúde), são primeiramente a indentifacação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde, a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômicos e sociais, a redução de riscos de doenças e outros agravos e por ultimo mais não menos importante a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
As inadequações do sistema de saúde deram uma motivação ao poder legislativo a futuras transformações que seriam radicais neste sistema, na Constituição de 1998.
O SUS é regulamentado na Lei 8.080/90 pelo Decreto 7.508 que inovou a trazer esses novos elementos para a melhor estruturação do sistema no Brasil, dando-lhe adequada configuração sistêmica e melhor garantia jurídica à gestão compartilhada do SUS de ações e serviços de saúde à população.
O modelo do SUS é centrado na hierarquização das ações e serviços de saúde por níveis de complexidade. Isto significa dizer que ele se estrutura em níveis de maior ou menor complexidade de ações e serviços de saúde.
FORMULAÇÃO
O SUS existe há pouco