SUS o que tem haver comigo?
Tem como objetivo trabalhar o tema “saúde x doença” com os alunos do 8° ano e 8ª série do ensino fundamental.
A música SEM SAÚDE de Gabriel “O Pensador” será usada como apoio pedagógico na problematização para construir conceitos de saúde, doença, assistência a saúde, direitos e deveres do cidadão, etc. a partir do conhecimento de cada um dos alunos.
1. O que você entende por SAÚDE? (o que vem à sua memória quando houve essa palavra?)
2. Qual o conceito que você tem de DOENÇA?
3. Você já ouviu falar em SUS? O que essa sigla representa para você?
Após a elaboração dos conceitos, falar sobre os movimentos sociais(anti-ditadura, diretas já) e Reforma Sanitária Brasileira que deram origem ao Sistema Único de Saúde – SUS.
Momentos históricos: VIII Conferência Nacional de Saúde (1986) e I Conferência Internacional de Saúde – Alma Ata (1978) e Assembléia Nacional Constituinte (1988).
Legislação do SUS:
Constituição Federal de 1988 – Art. 196 e 198
Lei n° 8.080 / 1990 – Art. 2°, § 2° e § 3°.
Conceitos de saúde: OMS (1948) e SUS (1988)., divulgado na carta de princípios de 7 de abril de 1948 (desde então o Dia Mundial da Saúde), implicando o reconhecimento do direito à saúde e da obrigação do Estado na promoção e proteção da saúde, diz que “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. Este conceito refletia, de um lado, uma aspiração nascida dos movimentos sociais do pós-guerra: o fim do colonialismo, a ascensão do socialismo.
Saúde deveria expressar o direito a uma vida plena, sem privações. Um conceito útil para analisar os fatores que intervêm sobre a saúde, e sobre os quais a saúde pública deve, por sua vez, intervir, é o de campo da saúde, formulado em 1974 por Marc Lalonde, titular do Ministério da Saúde e do Bem-estar do Canadá - país que aplicava o modelo médico inglês. De acordo com esse conceito, o campo da saúde abrange:
a