SUS e UBS
O sistema Único de Saúde (SUS) é a denominação do sistema publico e privado de saúde brasileiro, daí o nome ´´único´´, unifica o sistema de saúde no brasil. Considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, segundo informações do Conselho Nacional de Saúde. Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito a saúde como ‘’direito de todos’’ e ‘’dever do estado’’ e está regulado pela Lei n°. 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.
Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito a saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da constituição. Fazem parte do Sistema Único de Saúde, os centros e posto de saúde, os hospitais públicos – incluindo os universitários, os laboratórios e hemocentros (brancos de sangue), os serviços de vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, como a FIOCUZ – Fundação Oswaldo Cruz – eo Instituto Vital Brasil.
Unidade Basica de Saude
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.
Até setembro de 2011, o país contava com 38 mil UBSs. Nelas, os usuários do SUS podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades dependendo do que o paciente apresentar.
Em 2011, já foram selecionados 1.219 projetos para construção de UBS. Essas unidades serão construídas em cidades extremamente pobres. Até 2014, estão previstas mais de 25.520 UBS construídas, ampliadas ou reformadas, a partir do censo de