Sus e sua criação
Determinado como um sistema único porque possui a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o Brasil o SUS, está sobre a responsabilidade das três esferas autônomas do governo: federal, estadual e municipal. Logo, dizemos que ele não é um serviço ou uma instituição, mas um sistema composto por um conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público e, de forma complementar, pela iniciativa privada (2).
A Constituição de 1988 definiu a criação do SUS a partir do princípio básico de acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde. A regulamentação do SUS estendeu-se pelo menos até 1990 com a aprovação as leis nº8.080 e 8.142. O SUS é o atual sistema de saúde, que possui um conjunto de princípios e diretrizes que direcionam e lhe dão funcionamento, incorporando, em sua estrutura organizacional e decisória, espaços e instrumentos para a democratização e o compartilhamento da gestão do sistema de saúde (2).
Sendo reconhecido como um dos melhores sistemas públicos de saúde do mundo o SUS é o único sistema que oferece assistência para a totalidade da população, sem dependente de vínculos empregatícios ou outras contribuições. Trazendo consigo uma grande mudança: a saúde como direito de todos a ser garantida pelos princípios da universalidade, integralidade, equidade, regionalização,