SUS SISTEMA UNICO DE SAUDE
FERNANDA VITÓRIA C. DE L. BARRETO
ESTUDO COMPARATIVO DOS SISTEMAS DE SAÚDE
FEIRA DE SANTANA
MAIO/2014
FERNANDA VITÓRIA C. DE L. BARRETO
ESTUDO COMPARATIVO DOS SISTEMAS DE SAÚDE
Trabalho apresentado no curso de graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana, na matéria de Saúde coletiva, como requisito avaliativo para a média final.
Orientação: Prof. Fernando Flores
FEIRA DE SANTANA
MAIO - 2014
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Os sistemas de saúde
2.1. Estados unidos da América
2.2. Inglaterra
2.3. França
2.4. Cuba
2.5. Brasil
3. Estudo comparativo
4. Conclusão
Introdução
Os sistemas de saúde
Um sistema de saúde é composto pela relação que o conjunto de instituições prestadoras de serviços de saúde mantém entre si. Enquanto sistema, tal como postulado pela teoria geral dos sistemas, refere-se a uma inter-relação entre seus elementos componentes onde o todo ou o sistema em si não pode ser reduzido a análise separada de seus componentes. Não há um consenso sobre o modelo ideal de organização ou mesmo sobre quais os seus componentes e responsabilidades quanto à saúde da população, essa diversidade de interpretações vem da própria dificuldade de definir saúde bem como das distintas proposições políticas e teóricas sobre a concepção de saúde pública também compreendida como saúde comunitária medicina preventiva e social.
Estados Unidos da América
Os Estados Unidos não têm um sistema público de cobertura universal na área de saúde. Segundo uma estimativa feita pelo governo, 46,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos não tinham cobertura em 2008 (esse número, porém, inclui imigrantes ilegais e americanos que