surrealismo
1. O que foi o surrealismo, quando e onde começou? pág.04
2. O que propuseram os surrealistas e os dadaístas? pág.05
3. Qual a relação entre psicanálise e os surrealistas? pág.06
4. Como se manifestou na pintura e no cinema? pág.07
Referência bibliográfica pág.08
1. O que foi o Surrealismo, quando e onde começou?
O Surrealismo foi um movimento nascido em Paris em 1920, estava inserido no contexto das vanguardas, que definiriam o modernismo no período entre as Guerras Mundiais. Foi considerado um movimento artístico e literário, influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
Europa pioneira da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) ao seu fim passava por um período de instabilidade política, social e ideológica. Uma vez que aconteceu a Revolução Russa o mundo capitalista se sentiu ameaçado, por conta da classe operaria, que pela primeira vez estava no poder. Com todos esses acontecimentos os valores tradicionais passaram a ser questionado, o que, no meio artístico levou à busca de outras maneiras para representar e analisar a realidade.
Surge então, nesse ambiente “desconhecido”, fragilizado, o Surrealismo. Desestabilizador e desestruturador de toda ideia de cultura existente até aquele momento, propondo, junto com o futurismo e o dadaísmo (movimentos que o antecederam) a junção de imagens bizarras com o intuito de escandalizar e chocar a sociedade, a deformação intencional da realidade. Tal deformação seria seguida somente através de uma libertação do inconsciente. Todas as associações de ideias deveriam vir à tona, fossem lógicas ou não, tendo a preferencia nas não lógicas.
SURGIMENTO DO SURREALISMO NO BRASIL
As ideias do surrealismo foram absorvidas nas décadas de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. É possível observar características surrealistas