Surgimento
QUESTÃO 01-
O surgimento da filosofia entre os gregos (Séc. VII a.C.) é marcado por um crescente processo de racionalização da vida na cidade, em que o ser humano abandona a verdade revelada pelos mitos e passa a exigir uma explicação racional para a compreensão do mundo. Quais os legados da filosofia grega para o Ocidente?
Conhecimento: leis e princípios universais.
Natureza: segue uma ordem necessária.
Opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais;
Essas leis podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento.
A razão (ou o nosso pensamento) também opera obedecendo a princípios, leis, regras e normas universais e necessário.
O agir humano exprime a conduta de um ser racional dotado de vontade e de liberdade.
Seres humanos naturalmente aspiram:
Ao conhecimento verdadeiro (pois são seres racionais)
À justiça (pois são seres dotados de vontade livre)
À felicidade (pois são seres dotados de emoções e desejos)
QUESTÃO 02-
A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Explique esse trecho.
A atividade comercial e as constantes viagens oportunizaram a troca de conhecimentos, a observação dos modos de vida de outros povos, ajudando assim, de modo significativo, para a construção da passagem do Mito ao Logos.
QUESTÃO 03-
Que diferenças podem ser estabelecidas entre mito e a filosofia?
Um mito é uma narrativa tradicional com carácter explicativo, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). E a explicação Mito é o contrário da explicação Filósofia. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e