Surgimento Filosofia
O processo pelo qual se deu a passagem de pensamento mítico para filosófico dos Gregos.
2- Uma nova ordem humana
Ao fatos do período arcaico que ajudaram a mudar esse pensamento e contribuíram para o surgimento da filosofia foi: a invenção da escrita; a lei da escrita; e a fundação da pólis.
O pensamento mítico predominava a tradição oral, ainda não havendo a escrita, e mesmo depois de sua invenção era apenas para reis e sacerdotes. Na Grécia já existia a escrita, mas era apenas destinadas aos escribas. Mas no século XII a.C a escrita simplesmente desapareceu. Quando ressurgiu a escrita ela assumiu uma função diferente, passou a ser utilizada para o poder de forma mais democrática. Os rituais religiosos passaram a serem lidos em publico, o que não disponibilizou a escrita para o publico continuando a maioria analfabetos. Ainda relacionada ao poder, a escrita faz uma discriminação entre pessoas que escreviam e as que apenas falavam. Então com a escrita surge uma possibilidade de modificar a estrutura do pensamento.
Antes do surgimento da moeda, a riqueza era baseada em ter rebanhos e terras e objetos de trocas. Mas com o surgimento da moeda que apareceu na Grécia por volta do século VII a.C com intenção de facilitar o meio de consumo e então foi usado como meio de troca, foi um grande passo para a democratização. A moeda continha aos símbolos sagrados e afetivos e caráter racional de sua concepção.
Uma nova era na reforma da legislação que fundou a pólis sobre uma nova base que eram mais determinadas por uma organização administrativa.