Surgimento do serviço social
O serviço social passou a existir, a partir do momento em que a sociedade se deparou com uma demanda que necessitava ser estudada e resolvida: a questão social dos operários daquela época.
Inicialmente era uma pratica assistencialista não profissional, realizado por voluntários de caráter religioso, que pregavam a caridade como meio de solução.
Atualmente o Serviço social é uma profissão especializada e tem a função de intervir nas relações do ambito social, elaborarando políticas publicas em defesa da igualdade de direitos sociais e culturais de toda a população.
O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
O Serviço Social surgiu juntamente como processo de industrialização e urbanização das sociedades.
Após a revolução industrial, mais precisamente em razão dos antagonismos gerados entre o capital e o trabalho. O proletariado se revoltou contra as condições de trabalho, os baixos salários e as péssimas condições de vida, e para acalmá-los a burguesia criou o que hoje chamamos de Serviço Social. Na época era uma forma assistencialista, uma ação de caridade, ajuda, que envolvia diretamente a Igreja católica.
Dentro e fora das fábricas as condições eram sub- humanas. Os trabalhadores estavam desprovidos de qualquer política de segurança e direito dentro das fábricas, além de serem expostos a duras jornadas de trabalho. As condições