surgimento do serviço social
ÂNGELA CRISTINA DOS SANTOS DE ARAÚJO
Professora Angélica Laipelt
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (0146) – Prática do Módulo I
27/02/2013
RESUMO
Este artigo tem por objetivo definir o que é o papel do administrador, em que áreas podem atuar, como se determinam suas funções, qual a importância de sua função em relação à execução de planejamento de cada segmento, quais são as habilidades necessárias para que possa ser exercida a sua função. Ele também aborda a área da administração financeira e qual a sua importância.
PALAVRAS-CHAVE: O Papel do Administrador, Habilidades, Administração Financeira.
1 INTRODUÇÃO
A administração (organizacional ou clássica) surgiu da necessida de organizar o crescimento das empresas e organizações. Teve início no século XXI, com duas concepções diferentes: a Escola de Administração Científica: que teve sua origem nos Estados Unidos, criada pelo engenheiro Frederic Taylor (1856-1915), com o objetivo de aumentar a produtividade da empresa, aumentando a eficácia dos operários. E a clássica de Henri Fayol (teoria clássica) que viveu entre 1841 e 1925, que tinha como Taylor a preocupação de base, os trabalhadores da empresa (CHIAVENATO, 2011).
2 DESENVOLVIMENTO
A administração é a condição racional das atividades de uma organização lucrativa ou não, tendo em vista planejar ou organizar os interesses de uma empresa ou organização. Fez-se necessário para que se conseguisse atingir determinados objetivos, através do envolvimento conjunto, mas sem pressionar os mesmos, fazendo com que suas tarefas sejam executadas, atingindo seus objetivos e metas, de uma forma satisfatória ou até prazerosa. É um equívoco tentar exercer o controle de uma organização ou empresa de uma forma intransigente, atrevido, ou tentando depreciar seus funcionários, buscando sempre a melhor maneira de fazê-lo, tendo em vista que não existe uma maneira correta que seja única