Surgimento do Estado
Apoiado nesses elementos básicos foram desenvolvidas distintas teorias para explicar o surgimento e o desenvolvimento do Estado de Bem-Estar Social. Destacam-se, entre elas, além da Teoria Neoinstitucional, a Teoria da Convergência ou lógica da industrialização, e Teoria da Cidadania, a Teoria Marxista, e a Teoria Funcionalista.
A Teoria da Convergência - Sua teoria defende que o Estado passou a garantir um padrão mínimo de vida quando as instituições que tradicionalmente desempenhavam esse papel perderam a capacidade para desempenha-lo. Torna- se ainda necessário o desenvolvimento da burocracia e do sistema político.Ficado evidenciado, dessa forma, que as principais causas do surgimento do Estado são resultado do crescimento econômico, da mudança demográfica e da burocratização.
A Teoria da cidadania – Analisava três componentes da cidadania na Inglaterra: os direitos civis, políticos e sócias.
A teoria Marxista – Tem como Karl Marx o seu expoente, sustenta que o Welfare State nasceu em decorrência de massa, que obrigou os partidos- políticos a buscarem o máximo de apoio eleitoral.
Teoria Funcionalista- mesma linha Marxista sustenta que os programas sócias procuram gerar a harmonia social, aprimorando as aptidões dos trabalhadores e garantindo a eles um relativo bem estar.Contribuindo dessa maneira para a adequação do funcionamento do mercado de trabalho capitalista.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- Jose Maria
Teoria Contratualista – Hobbes, Locke e Rousseau.
Hobbes- O homem procurou negociar seus poderes individuais e tratou de transferi-lo