Surgimento de behaviorismo
· Filosófica:
o estudar o comportamento em si; o opor-se ao mentalismo (introspecção); o aderir ao evolucionismo biológico e estudar tanto o comportamento humano quanto o animal; o adotar o determinismo materialístico;
· Metodológica:
o usar procedimentos objetivos na coleta de dados, rejeitando a introspecção; o realizar experimentação controlada; o realizar testes de hipóteses, de preferência com grupos controle; o observar consensualmente; o estudar além do sistema nervoso, a ação dos órgãos periféricos, dos sensoriais, dos músculos e das glândulas.
O viés metodológico
O viés metodológico ganhou força na evolução do pensamento de Watson, que passou a dar grande ênfase ao treino rigoroso nos procedimentos de registro e análise dos comportamentos e aos cálculos de acordo entre os observadores. Como Watson, rejeitava a mente como causa, então as causas do comportamento deveriam ser algo externo ao organismo: o ambiente. Watson, também foi muito influenciado pelo conceito de ESTÍMULO de Pavlov.
Bahaviorismo Metodológico
ESTÍMULO referia-se tanto a ação de uma fonte de energia sobre o organismo, quanto a operação realizada pelo experimentador em seu laboratório.
Esses conceitos acabaram produzindo a seqüência experimental que marcou o behaviorismo metodológico:
S - > R
o S = o que operacionaliza o ambiente o R = o comportamento o -> = a ação desencadeante ou a causa. o
Behaviorismo radical
Com o passar do tempo, Skinner se contrapôs ao behaviorismo metodológico, afirmando que: o que existe para um indivíduo, existe.