Surgimento da Literatura Infantil
A concepção de criança nessa época estava em transição , pois até esta data as crianças viviam como adultos , não havia para elas um mundo infantil e a partir do século XVIII a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto , sendo visto como um individuo em formação que precisa de atenção diferenciada em cada faixa etária de idade.
No entanto a Literatura Infantil só chegou no Brasil no século XIX, prevalecendo a Literatura Oral até esse período , com o misticismo e o folclore das culturas indígenas , africanas e europeias .
Na década de setenta houve um crescimento significativo em respeito a Literatura Infantil , produzindo traduções de clássicos e coleções estrangeiras de grande apelo comercial.
Os contos de fadas se resumem em personagens fantásticos imaginários , de beleza esplendida , que se apresenta em forma de mulher ou de homem como príncipes , com poderes e virtudes sobrenaturais , que interferem na vida humana para auxilia-las em problemas nos quais não as veem solução , nos contos as fadas podem encarar o , mas também podem se apresenta como bruxas.
Por lidarem com conteúdo popular , essências da condição humana , é que esses contos são importantes , e se caracterizam pelo elemento ‘fada’, que etimologicamente vem do Latim Fatun , (destino , fatalidade e oraculo).
Alguns exemplos de contos de fadas são :
Chapeuzinho Vermelho, que é um conto de origem europeia ,no qual o nome originou-se de uma menina que usa um capuz vermelho frequentemente, já sofreu varias adaptações , mudanças e releitura moderna , tornando –se parte da cultura popular mundial .
Chapeuzinho Vermelho interpreta para as crianças , como devem se comportar diante de estranhos e a não desobedecer a que seus pais lhes ensina.
A Bela e a Fera , é um tradicional conto