SURGIMENTO DA IMAGEM DIGITAL
O aparecimento das imagens digitais é resultante do processo de desenvolvimento das ciências da informação. As primeiras imagens digitais surgiram na área da astronomia e progressivamente foram-se expandindo para outras áreas, tal como a medicina até que finalmente chegaram ao público em geral.
Curiosidades:
Em 1957, Russel Kirsch, no NBS, criou a primeira imagem digital.
Em 1975, a Kodak lançou a primeira máquina fotográfica digital. Esta máquina tirava apenas fotografias a preto e branco com uma resolução aproximadamente de 100×100 pixeis (0,01 megapixéis), pesava 3,6 quilogramas e demorava 23 segundos a tirar uma única fotografia.
Definição:
Uma imagem digital é uma imagem bidimensional, que emprega um código binário de modo a permitir o seu processamento, transferência, impressão ou reprodução.
Há dois tipos principais de imagem digital:
Imagens de rastreio (raster) e imagens vectoriais.
As imagens raster são imagens formadas por um conjunto de pontos definidos por valores numéricos, no qual cada ponto representa um pixel. A desvantagem deste tipo de imagem é que ao aumentarmos as medidas da imagem em questão, os pontos irão repartir por uma área maior, tornando a imagem mais indefinida. As imagens raster são geralmente imagens fotográficas
As imagens vectoriais são originadas a partir de desenhos (rectas, pontos, curvas, polígonos simples, etc).
A vantagem deste tipo de imagem é que esta pode ser aumentada sem perda de qualidade, ao contrario da raster e o seu tamanho costuma ser menor que as raster. As imagens vectoriais costumam ser usadas para desenhos técnicos de engenharia.
Definição de Pixel
Pixel é elemento mais pequeno que forma uma imagem digital, sendo o conjunto de milhares de pixéis que compõem uma imagem. Geralmente, é concedida uma cor a cada pixel.
O pixel não precisa apresentar forçosamente a forma de um pequeno quadrado.
A palavra pixel pode significar diversas realidades, conforme o contexto