Surgimento Da Biomedicina E Seu Panorama Atual No Brasil
Surgimento
Em 1950, durante a Segunda Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, em Curitiba, foram inicialmente apresentadas as ideias básicas orientadoras dos cursos de Ciências Biomédicas pelo Prof. Leal Prado. O objetivo inicial do curso era formar docentes especialistas nas disciplinas básicas de Medicina e Odontologia e pesquisadores científicos nas áreas de ciências básicas.
Mas só em julho de 1965, o curso de Ciências Biomédicas foi aprovado, após mudanças no Regimento da Escola Paulista de Medicina. Então por meio de um Parecer, foram estabelecidos os mínimos de conteúdo e de duração curricular do curso, que na época era denominado Ciências Biológicas – Modalidade Médica.
Após a publicação do Parecer nº 571/66, não demorou muito para ser implantado o primeiro curso na Escola Paulista de Medicina em março de 1966, com aula inaugural do Prof. Leal Prado. Posteriormente, sendo implantado também em outras Faculdades e Universidades.
Porém, os egressos encontravam dificuldades na entrada para o mercado de trabalho, pois a profissão ainda não era regulamentada em lei, assim começou a difícil batalha pela regulamentação da profissão. A ação dos biomédicos junto aos órgãos governamentais, aos deputados e senadores, em busca dos seus direitos levou a um Projeto de Lei que possibilitava a regulamentação não apenas da profissão de Biomédico, como também da profissão de Biólogo. E então em 1979, após exigências de forças contrarias e renuncias por parte dos lideres do movimento, saiu em 3 de setembro a Lei nº 6.684, que regulamentou as profissões de Biólogo e Biomédico; e seguidamente, em 11 de setembro de 1979, a Lei nº 6.686 que dispunha sobre o exercício das análises clinico-laboratoriais pelos biomédicos, contendo o seguinte enunciado:
“Art. 1º - Os atuais portadores de diploma de Ciências Biológicas - Modalidade Médica, e os que venham a concluir o curso até julho de 1983 poderão