Surge o Grilo Falante
Na nossa vida a única obrigação que temos é de não sermos imbecis. A palavra imbecil vem do latim, baculus, que significa “bastão”, “bengala”: imbecil é aquele que precisa de bengalas para caminhar, mas essa bengala em que nos referimos não é aquela usada para dar apoio ao um corpo alquebrado por uma deficiência ou pela idade. No capitulo 6 do livro “Ética para Meu Filho” o autor, Fernando Savater descreve vários modelos de pessoas imbecis, diferencia egoísta e imbecil e nos sugere a contrair o vicio de “Viver Bem”. O autor é um escritor e filosofo espanhol, conhecido por possuir em seu currículo a publicação de inúmeras obras, principalmente na área da filosofia.
Para entendermos melhor o capitulo do livro, devemos ter conhecimento de quem é o Grilo Falante que o autor menciona, o Grilo Falante em que se refere trata do personagem fictício que apareceu pela primeira vez em 1940, no desenho animado “Pinóquio”, no desenho o Grilo Falante era um companheiro sábio e bem humorado de Pinóquio em suas aventuras, foi criado para ser um tipo de consciência do Pinóquio.
O autor ressalta no capitulo 6 do seu livro (2005, p. 71 – 84), que imbecil é quem precisa de bengalas para caminhar, ele não é manco dos pés, mas do pensamento. Existem vários modelos de imbecis: o que acredita que não quer nada, que tudo dá na mesma. O que acredita que quer tudo, a primeira coisa que aparece e também o contrario. O que não sabe o que quer e não se dá o trabalho de averiguar. O que sabe o que quer e mais ou menos sabe o porquê quer, mas quer frouxamente, com medo ou pouca força. O que quer com força e ferocidade, mas enganou-se sobre o que é a realidade, se desorienta e acaba confundido a vida boa com aquilo que o excita. Todas as pessoas tem a necessidade de se apoiarem em coisas alheias, seguirem os outros. O contrario de ser imbecil é ter consciência. Saber que nem tudo da na mesma, pois queremos viver humanamente bem, estar dispostos a atentar para se o que