SURGE E STONEWALL COMPRESSORES
R= É um fenômeno que ocorre nos compressores centrífugos, onde a vazão de sucção não é suficiente para manter o fluído estável na carcaça do compressor, essa instabilidade, decorrente da variação da vazão no compressor é prejudicial ao sistema e damos o nome de SURGE.
O que fazer para evitar o SURGE?
R = Para evitar o fenômeno SURGE, devemos fornecer sempre uma vazão de sucção constante e para isso pode ser colocada uma válvula entre a sucção e a descarga do compressor, para que se a vazão de sucção começar a cair, a válvula seja aberta para que a pressão de descarga seja aliviada, aumentando assim a vazão de sucção e não deixando ocorrer o fenômeno.
Como acontece o SURGE?
R= Cada compressor pode girar em velocidades diferentes e para cada velocidade que este pode girar, existe uma vazão mínima de gás que deve estar passando por suas câmaras. Se ocorrer a diminuição da vazão de sucção, por exemplo, o sistema aumentará drasticamente sua pressão na descarga, não sendo possível aliviar toda a pressão existente no sistema, portanto esse fluxo de gás fará o caminho inverso e retornará à sucção do compressor, que tentará novamente enviar gás para dentro do compressor (agora já com menor pressão, pois foi aliviada da descarga) e voltará ao ponto de surge novamente, formando assim o ciclo de surge.
Porque evitar o SURGE?
R= Pois pode causar sérios problemas mecânicos na máquina, como destruição dos mancais, das pás, do rotor e do eixo do equipamento, além do principal que é o selo do compressor.
Além desses defeitos mecânicos, o surge também provoca uma falha no fornecimento de gás ao sistema, com a diminuição na pressão de descarga.
O que é o STONEWALL?
R= É o que acontece quando a velocidade do fluxo de gás no interior do compressor (geralmente no primeiro estágio) atinge a velocidade do som, isso faz com que seja criada uma barreira ao escoamento desse gás, essa barreira funciona como uma parede de pedra (como diz o nome