Suprimentos
A pré-solicitação de material é realizada no departamento técnico, pelos coordenadores ( engenheiros ) responsáveis por áreas como: moenda, destilarias, caldeiras e fabrica de açúcar. Esses coordenadores verificam junto aos seus encarregados a necessidade de pedir algum item para manutenção corretiva ou preventiva. Depois com essas informações nas mãos eles entram no sistema a onde existe uma tela chamada pré-solicitação de material a onde ele monta um pedido para compra descrevendo os itens, prazo de entrega, ordem de serviço, quantidade e centro de custo, feito isso ele envia via sistema para o diretor industrial autorizar a cotação. Depois de todo esse procedimento essas informações seguem para o almoxarifado a onde será dada a sequencia de todo esse processo.
2 – Geração de solicitação de material.
Quando o diretor industrial autorizou a cotação ela cai em uma tela chamada geração de solicitação de material tela essa que é disponível para o supervisor de almoxarifado dar sequencia nesse pedido de compra, fazendo os ajustes necessários como: verificação de centro de custo correto, ordem de serviço e também separando grupos de materiais, pois quanto o coordenador lá no departamento técnico fez o pedido de compra ele coloca os grupos de materiais no mesmo pedido não importando se é material elétrico, material siderúrgico etc. Então essa tela de fato existe para que haja uma separação para que os materiais pedidos irem para o departamento de compras separadamente.
3- Solicitação de material consumo direto ou investimento.
Então quando o supervisor de almoxarifado concluiu a geração de solicitação ela cai em uma tela chamada de solicitação de material a onde é feito os últimos ajustes, a onde o supervisor de almoxarifado faz as conversões necessárias para a compra, como por exemplo: lá atras o coordenador fez a solicitação de um material em metros, só que na verdade esse material é comprado em kg, então ai o supervisor