sUPRIMENTOS
ADMINISTRAÇÃO - LOGÍSTICA
Estudo de caso 2: empresa de cosméticos se instala no Brasil (BELLITAS)
Alunos: Rafael Almeida, Jéssica Teixeira, Sheila Teixeira, Caroline Salaziê.
PROFESSOR: PAULO QUADROS
Salvador
2013
Página reservada para observações do Professor Paulo Quadros.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 IMPLANTAÇÃO DA BELLITAS COSMÉTICOS 05
3 CANAL DE DISTRIBUIÇÃO 15
4 EDI 21
5 AGÊNCIA DE PUBLICIDADE 24
6 SISTEMA ABC DE CONTROLE DE ESTOQUES 26
7 CONCLUSÃO 29
REFERÊNCIAS 30
ANEXOS 31
1 INTRODUÇÃO
O mercado de cosméticos no Brasil faturou US$ 43 bilhões em 2011, segundo dados do Instituto Euromonitor, apresentando um crescimento de 18,9%, o maior entre os 10 principais mercados do mundo neste setor. O país aparece em terceiro lugar no ranking, com 10,1% de participação, atrás dos Estados Unidos (14,8%) e do Japão (11,1%).
O Brasil lidera o consumo de produtos infantis, desodorantes e artigos de perfumaria e ocupa a segunda colocação em vendas de protetores solares, itens para higiene oral, produtos masculinos e linhas para cabelo e banho. Na categoria de maquiagem, o mercado nacional está em terceiro lugar no ranking mundial.
Os protetores solares tiveram o maior crescimento em vendas no ano de 2011, com um aumento de 20,2% no faturamento. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que o setor cresceu 360% nos últimos 16 anos, com uma média de expansão de 10%.
O bom desempenho da economia brasileira nos últimos anos é um dos principais responsáveis pelo aquecimento dos setores de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal. O Brasil se tornou um mercado de grande importância e foco para grandes empresas que atuam com essas classes de mercadorias e projetam crescimentos