Supply chain
Atualmente mudanças radicais vêm ocorrendo na forma pelas quais as empresas gerenciam suas operações tanto internamente, quanto na forma de se relacionarem com os demais elementos da cadeia de suprimentos.
Estas mudanças estão alterando os paradigmas vigentes em muitas indústrias e aumentando o GAP de desempenho entre as empresas líderes e as demais. Este movimento, aliado às mudanças ocorridas no contexto empresarial, tem mudado o perfil desejado dos profissionais na área de Logística / Operações.
Focado nesta nova necessidade do mercado, surgiu à necessidade de nos aprofundarmos mais neste assunto, combinando uma visão estratégica do ambiente competitivo das empresas com uma base teórica para as pessoas que atuam nessa área e pretendem conhecer conceitos que estão sendo utilizados pelas melhores empresas do Brasil e exterior.
Para Christopher (1997, p. 13), “a cadeia de suprimentos representa uma rede de organizações através de ligações, nos dois sentidos, dos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços que são colocados nas mãos do consumidor final”.
Explorando este universo chamado Supply Chain (Cadeia de Suprimentos), buscaremos através de Estudo de Caso apurar ganhos e perdas com a adoção desse método.
2. OBJETIVO
1. Objetivo Geral
Apresentar os conceitos que regem a Cadeia logística e quais aspectos básicos não devem ser esquecidos, de tal forma que a Cadeia de Suprimentos seja eficiente. Avaliando através de Estudo de Caso o conceito de Supply Chain empregado na Empresa Multinacional de Telecomunicações, a Alcatel Telecomunicações S.A. Contribuindo assim para a disseminação do conhecimento sobre o tema.
2. Objetivo Específico
• Conhecimento Estratégico da Cadeia de Suprimentos; • Estudo de Caso para possíveis sugestões de melhorias; • Agregar valor ao conhecimento pessoal;
3. METODOLOGIA
A base teórica