suportes da escrita
Instituto de Ciências Humanas e da Informação
Curso de Biblioteconomia
Disciplina: Evolução da Cultura e dos Registros do Conhecimento
Os Suportes da Escrita
Michele, Amanda, Andriele.
Introdução
Suportes da escrita são superfícies utilizadas para a escrita.
Mas existem aqueles que foram usados de forma sistemática ao longo das civilizações e fazem parte da história da escrita.
Placas de Argila
Inicialmente os suportes mais duros eram utilizados: pedra, madeira, casca de árvore, casco de animais e ossos registraram o alvorecer da linguagem escrita. Desses, o mais marcante até hoje são as placas de argila utilizadas na Suméria (antiga civilização onde atualmente se encontra o Iraque) cerca de 3500 a.C. para a escrita cuneiforme, considerada pelos historiadores a primeira. Para marcar a argila era utilizada uma cunha.
Biblioteca de Nínive
Na Biblioteca de Nínive encontrava-se uma coleção de milhares de placas em argila contendo textos em escrita cuneiforme sobre vários assuntos. Esta é considerada a primeira biblioteca da história e localizava-se no palácio de
Assurbanipal, em Nínive, cidade situada na margem ocidental do rio Tigre e localizava-se a
450 km da Babilônia.
Tábuas de Madeira
Tábuas de madeira simples ou cobertas com cera foram um dos primeiros suportes a ser utilizados para a escrita constituindo um material barato de fácil utilização e que ainda tinha a vantagem de ser reaproveitável. Estas características fizeram com que fosse muito utilizado pelas escolas, que utilizando uma tinta a base de água podiam utilizar as tábuas vezes sem conta para os diversos exercícios. Na antiga Grécia e Roma as tábuas cobertas com cera eram não só utilizadas nas escolas como também em documentos oficiais com os certificados de nascimento. Tendo as tábuas um rebordo de madeira mais alto podia-se unir várias tábuas sem danificar o texto, constituindo um livro.
Suporte de