SUPORTE BASICO DE VIDA AO TRAUMA
(PRONATEC)
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
SUPORTE BÁSICO DE VIDA AO TRAUMA
Aluna: Renata Barbosa
RIO DE JANEIRO 2015
O Suporte Básico de Vida compreende o atendimento prestado a uma vítima de mal súbito ou trauma, visando à manutenção de seus sinais vitais e à preservação da vida, além de evitar o agravamento das lesões existentes, até que uma equipe especializada possa transportá-la ao hospital e oferecer um tratamento definitivo. Apesar de qualquer cidadão poder ajudar em uma situação de emergência, é importante lembrar que isso não o torna um “socorrista” profissional. Para se profissionalizar é necessário adquirir muito mais informações e habilidades, treinamento adequado e, inclusive, para muitas das funções, diploma e registro profissional. Portanto, devemos preferir, sempre que possível, o atendimento pelos socorristas e PROFISSIONAIS DE SAÚDE, que contam com formação qualificada e equipamentos especiais para realizá-lo.
1 – ACIDENTES:
1.1- Causas de acidentes: Atos e Condições Inseguras
► Atos: uso bebidas alcoólicas, imprudências dos condutores, falta de atenção, excesso de velocidade, entre outros.
► Condições Inseguras: falta de dispositivo de proteção, má visibilidade (chuva, neblina, cerração e noite), defeitos na via, entre outros.
2- DESMAIO: Perda da consciência por um curto período de tempo e termo médico é síncope. Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos e é precedido por sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas. Uma recuperação completa geralmente leva apenas alguns minutos após o desmaio.
3- QUEIMADURA: Lesão na pele provocada geralmente pelo calor, mas também pode ser provocada pelo frio, pela eletricidade, por certos produtos químicos, por radiações e até fricções. A pele pode ser destruída parcialmente ou totalmente, atingindo desde pelos até músculos e ossos. Elas se classificam como:
► 1º