Suplementação pré e pós treino
1) PRÉ-TREINO
Pouca gente sabe da importância não só da suplementação pré-treino como também da refeição sólida que deve ser ingerida algumas horas antes de iniciar o treino. Essa refeição, somada ao shake pré, somado ao shake pós, é ainda somente a ponta do iceberg de outros numerosos fatores para o ganho de massa muscular, mas estão entre os mais importantes.
Para entender qual o significado de uma boa alimentação pré-treino, vamos fazer uma comparação simples. Imagine que você tem uma viagem de 300 km para fazer. Seu carro, “possante”, faz cerca de 8 km/litro na estrada. Só que você não se importou em abastecê-lo antes de viajar e no tanque existiam apenas 30 litros de combustível, ou seja, gasolina suficiente para percorrer cerca de 240 km. O que vai acontecer? Você não vai chegar até o seu destino, vai faltar combustível. Com o nosso corpo é parecido. Nosso combustível primário é o glicogênio presente dentro das nossas células musculares (vejamos, nós dissemos combustível primário, existem ainda o glicogênio armazenado no fígado, os depósitos de gordura e também os seus próprios músculos). Logo se seus músculos não estiverem bem abastecidos, em determinado momento do seu treino vai faltar gás e você não vai conseguir render os 100% necessários para machucar as suas fibras musculares e causar a tão almejada hipertrofia. E pior, dependendo de quanto o seu tanque estiver vazio, os seus próprios músculos vão ser consumidos (acontecendo o catabolismo).
Agora que ficou fácil entender o porquê da refeição/suplementação pré-treino, vamos ao que interessa:
PRIMEIRO MOMENTO (a Refeição sólida):
Entre 1h30m e 2h antes do treino consuma carboidratos de baixo índice glicêmico, que, por terem uma absorção lenta no organismo segurarão esse “combustível” durante todo o treinamento.
“Quais são esses carboidratos?” Os mais fáceis de encontrar aqui no Brasil são: Pão Integral, Aveia, Batata Doce, Arroz Integral, Massas Integrais,