Suplementa O
Introdução
Há uma relação entre a nutrição e a atividade física, pois o rendimento do indivíduo é relacionado a uma nutrição adequada, com a ingestão equilibrada de todos os nutrientes necessários, sendo eles carboidratos, proteínas, gorduras boas, minerais e vitaminas. A busca por um corpo perfeito (esteticamente) e a falta de tempo para fazer as refeições nos horários adequados tem feito grande maioria dos indivíduos, que praticam alguma atividade física, consumirem suplementos nutricionais. Além de mais prático, os suplementos também fornecem um resultado mais imediato, por isso vem crescendo no mercado.
Os suplementos
Suplementos Nutricionais são definidos como algumas substâncias adicionadas à dieta, sendo vitaminas, minerais, aminoácidos, ervas, entre outros. (Willians, 2004). Eles são auxiliares na melhoria da performance de quem quer adquirir massa muscular sem o uso de esteróides ou anabolizantes, mas são utilizados em conjunto com a alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. A suplementação na dieta é recomendada apenas em ocasiões especificas, pois a dieta feita com alimentos pode fornecer todos os nutrientes necessários. (Santos e Barros, 2002).
Apesar das controvérsias os suplementos estão cada vez mais sendo utilizados por praticantes de atividades físicas e, particularmente, freqüentadores de academias. (Lollo e Tavares, 2004).
Muitos suplementos contendo proteínas e várias combinações de aminoácidos estão disponíveis no mercado, mas, é necessário procurar um profissional nutricionista para prescrever sobre os suplementos. (Nabholz, 2007).
O mercado de suplementos oferece ao mundo do esporte vários recursos que prolongam a resistência, melhoram a recuperação, reduz a gordura corporal, aumenta a massa muscular ou qualquer característica que melhore no desempenho esportivo. Mas é sempre importante ressaltar que estes suplementos não substituem a dieta normal, eles entram como coadjuvantes para suprir as