supervisão e gestão
Este projeto mostra a importância do brincar como uma ferramenta no desenvolvimento do aprendizado na educação infantil, tendo em vista a gestão escolar com um novo olhar para a “brincadeira” na educação infantil. Acredita-se que a criança que brinca é capaz de criar e recriar o meio em que vive. O gestor escolar é considerado como o agente propulsor nas mudanças de sua escola sendo considerado o sujeito transformador. Desta forma o gestor oportuniza aos professores, a participarem de formações continuadas sendo considerada pela própria natureza do saber e do fazer humano, como prática que se transforma constantemente, levando-a a desenvolverem ações voltadas para a prática do brincar no meio escolar, onde seja confirmada a importância do espaço lúdico no meio escolar e a criança tenha o direito e oportunidade de brincar. E a partir do brincar, exercitarem suas potencialidades, e adquirir conhecimentos, desenvolvendo a sociabilidade, gerando dessa forma o desenvolvimento intelectual, social e emocional.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O gestor da educação infantil deve investir na formação da sua equipe e precisa também olhar de maneira especial para a importância do brincar nessa fase do desenvolvimento, pois a brincadeira é uma linguagem e através dela a criança manifesta desejos e pensamentos além de ser a primeira forma de cultura. Desenvolvendo a criança de forma integral e tornando o ensino aprendizagem dinâmico e significativo.
O brincar não proporciona só um meio real de aprendizagem como permite também que adultos perceptivos e competentes aprenda sobre as crianças e suas necessidades. Nesse sentido, o papel do adulto é de fundamental importância no desenvolver da brincadeira, sendo sua participação crucial para que a mesma aconteça com sucesso, pois é responsabilidade do professor preparar o ambiente, garantir o tempo e os materiais que permita a participação de todas as crianças nas brincadeiras.
A brincadeira é a atividade