Supervalorização do lucro e predomínio das disparidades sociais
Ao considerar o Brasil objeto de estudo e análise, pode-se verificar as contradições referentes principalmente à questão social. Compreender a importância de mudanças é fundamental ao se tratar de transformação em nosso país, e ainda, é necessário verificar porque há necessidade de alterações e as práticas que devem ser adotadas para que os objetivos alcançados sejam mantidos e melhorados.
Tais propósitos procuram beneficiar os cidadãos em geral, uma vez que, o desenvolvimento social visa elevar os índices referentes a serviços prestados à população. A deficiência no atendimento aos direitos básicos no Brasil ilustra as dificuldades de acesso sem distinção a meios que facilitem a qualidade de vida.
O desenvolvimento social é determinante para promover a evolução de qualquer outra área em um país. Para que qualquer plano de ação funcione a sociedade deve estar estabilizada e bem assistida, assim, é importante antes de planejar intervenções em um ambiente, conhecer as fragilidades que o afligem e as causas e consequências para a população.
Na esteira dessa análise surge a necessidade de observar as grandes disparidades sociais existentes no Brasil. Não raro surgem dificuldades de acesso a direitos básicos por parte das classes mais baixas da população, assim como por parte das minorias, essas barreiras são empecilhos reais que exemplificam a necessidade de ações concretas para que o acesso seja facilitado e respeitado desconsiderando quaisquer características pessoais. A grande diversidade brasileira é mais um motivo para que qualquer tipo de preconceito seja erradicado e punido com severidade.
Considerando vertentes imprescindíveis como a saúde, educação, sustentabilidade e saneamento, a transformação do nosso país não pode ser feita de forma brusca, é preciso que cada detalhe seja analisado de forma cautelosa. Por exemplo, para que a educação se desenvolva, o acesso a escola deve ser reforçado