Superpotencia
Desde as Primeiras grandes civilizações que se pode falar em superpotências, Egito, Império Persa, Império Macedônico etc. Mas as superpotências que se fazem notar com maior relevância na sociedade atual são as que surgiram depois do século XV. Sendo que algumas delas ainda hoje existem.
Sendo assim, as primeiras superpotências da era moderna foram os Estados Ibéricos, nomeadamente Portugal e Espanha, que inauguraram a expansão ultramarina européia, estabelecendo vastos impérios coloniais. Após uma série de guerras, no entanto, o Império Espanhol enfraqueceu-se, sendo que, o fim da Guerra dos Trinta Anos em 1648 viu a França emergir como principal potência européia e mundial. Os franceses perduraram nesse status até a segunda metade do século XVIII quando o Império Britânico reunia condições de ser o pioneiro da revolução industrial, tornando-se a principal potência mundial até o início do século XX.
O termo foi aplicado primeiramente em 1943 à União Soviética, os Estados Unidos, e ao Império Britânico. Depois da Segunda Guerra Mundial, o Império Britânico foi gradualmente descentralizado e desmantelado e a União Soviética e os Estados Unidos foram considerados como as duas únicas superpotências, logo rivalizaram-se na Guerra Fria.
Atualmente, a crença mais comum entre o jornalismo dominante e o mundo da academia considera que só os Estados Unidos da América cumpre os critérios a ser considerados uma superpotência.
Os outros, contudo, duvidam da existência de outras superpotências, afirmando que o complexo mercado global de hoje e a interdependência crescente entre as nações do mundo fizeram do conceito de uma superpotência uma ideia do passado e que o mundo é multipolar agora.
O QUE É UMA SUPERPOTÊNCIA?
Uma superpotência é um estado com a capacidade de influir em eventos em escala mundial; é considerado um mais alto nível de potência. Hoje existem cinco superpotências que são:
ESTADOS UNIDOS
Atualmente