Superior
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/UFPB
CENTRO DE EDUCAÇÃO
POLO DE APOIO PRESENCIAL: DUAS ESTRADAS/ PB
COMPONENTE CURRICULAR:
CURSISTA: Francyllayans Karla da Silva Fernandes
LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS TEÓRICOS:
CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM
DUAS ESTRADAS - PB
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi escrito com o objetivo de atender a proposta da disciplina de fundamentos de linguística do primeiro período do curso de Letras Libras da UFPB. O mesmo pretende dialogar acerca dos conceitos sobre língua e linguagem na visão dos autores Saussure, Sapir e Chomsky, percebendo quais as ligações e as divergências entre as pesquisas linguísticas feitas pelos autores acima citados.
Abordaremos aqui também as correntes que baseiam essas pesquisas linguísticas, analisando como as mesmas influenciaram e contribuíram para o aprimoramento da comunicação entre as mais diversas camadas sociais através das varias formas de comunicar ( orais ou visuais), trazendo significado para as relações interpessoais.
Desta forma, nosso trabalho tem o intuito de iniciar nossas pesquisas acerca da língua e da linguagem, nos possibilitando enquanto alunos o conhecimento teórico acerca da nossa língua, destacando a importância da comunicação e do desenvolvimento da mesma partindo dos pressupostos teóricos e históricos com foco nas relações sociais.
SAUSSURE
Ferdinand Saussure nasceu em Genebra no ano de 1857 e morreu em Morges em 1913, era linguista e filosofo e baseou o desenvolvimento do estruturalismo no séc.: XX que enfatizava uma visão sincrônica procurando entender a estrutura da linguagem diferenciando a língua da fala. Para o autor a língua é um conjunto de unidades que interagem de maneira organizada dentro de um todo com elementos que podem ser estruturados simultaneamente dependendo de outro elemento para ser formado, sendo parte social da linguagem que o individuo não é capaz de