Superdimensionamento de ferrovias
Trabalho sobre Super-estrutura Ferroviária
Disciplina: 101245 – Estradas e Ferrovias II
1- SUPERESTRUTURA ferroviária
A Superestrutura das Vias Férreas é constituída pela Plataforma Ferroviária e pela Via Permanente as quais estão sujeitas à ação de desgaste do meio ambiente (intempéries) e das rodas dos veículos.
A Superestrutura é construída de modo a poder ser restaurada sempre que seu desgaste atingir o limite de tolerância definido pelas normas de segurança e de comodidade de circulação dos veículos ferroviários, podendo mesmo vir a ser substituída em seus principais componentes, quando assim o exigir a intensidade do tráfego ou o aumento de peso do material rodante.
Os três elementos principais da Superestrutura e que compõe a Via Permanente são: o Lastro, os Dormentes e os Trilhos. Os trilhos constituem o apoio e ao mesmo tempo a superfície de rolamento para os veículos ferroviários. Estes três elementos, citados acima, apóiam-se sobre a Plataforma Ferroviária.
I. Plataforma Ferroviária
Plataforma Ferroviária ou Coroa do Leito Ferroviário é, em princípio, a superfície final resultante da terraplenagem que limita a Infra-estrutura. É considerada como suporte da estrutura da via, da qual recebe, através do lastro, as tensões devidas ao tráfego e também às cargas das demais instalações necessárias à operação ferroviária (posteamento, condutores, cabos, sinalização, etc.).
Basicamente, a plataforma ferroviária é constituída por solos naturais ou tratados (sub-lastro), no caso de cortes ou aterros, ou então, por estruturas especiais, no caso de obras de arte. Suas dimensões são definidas pelas Normas e em função de algumas características técnicas do projeto, a saber:
i. Gabarito da Via Férrea
O gabarito da via férrea é um modelo geométrico que fixa as dimensões máximas com que o veículo ferroviário pode ser construído, as dimensões máximas da carga e fornece em função das bitolas