Supercapacitores
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA – ELETROTÉCNICA
ANDERSON WESLLEY DA SILVA ZAMPOLI
LUIGI MARANI GARBELINI
LUIS GUILHERME IZYCKI
MICHEL ADOLPHO SLEDER ROSS
SUPERCAPACITORES
TRABALHO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS 2
CURITIBA
2014
ANDERSON WESLLEY DA SILVA ZAMPOLI
LUIGI MARANI GARBELINI
LUIS GUILHERME IZYCKI
MICHEL ADOLPHO SLEDER ROSS
SUPERCAPACITORES
Trabalho de graduação, apresentado à disciplina de Instalações Elétricas Industriais 2, do curso de Engenharia Industrial Elétrica - Ênfase em Eletrotécnica do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), como requisito parcial para a obtenção de aprovação na disciplina.
Prof. Dr. Luiz Erley Schafranski.
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO E CARACTERÍSTICAS 5
COMPOSIÇÃO 10
APLICAÇÕES 11
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Os supercapacitores são componentes que passaram a representar uma oportunidade ímpar para os equipamentos elétricos a partir do início do século XXI. Apesar de existirem estudos anteriores, este componente passou a ser usado comercialmente há não mais de 15 anos e tem especial aplicação em circuitos alternativos para carga complementar de baterias. Supercapacitores são também conhecidos como megacapacitores, ultracapacitores ou condensadores de dupla camada.
Supercapacitor é a denominação dada ao componente elétrico formado por duas camadas separadas por um componente de características dielétricas. Trata se de uma versão moderna de capacitores, porém com valores bem acima dos oferecidos até há pouco tempo.
É um condensador eletroquímico que tem uma extraordinária capacidade de armazenamento de energia relativo ao seu tamanho, quando comparado a condensadores comuns. Estes