Super quadras de brasilia
Relatório da primeira saída de campo – superquadras Marina Arcoverde de Sousa UC12002781 2 de abril de 2013
A saída de campo teve sua primeira parada na quadra 108 sul, uma das quadras desenhadas por Oscar Niemayer, alguns pontos que sempre me passaram despercebidos adquiriram grande relevância com os comentários feitos e algumas reflexões, um exemplo é o cobogo, é de acordo com a posição do prédio com relação ao sol. É tudo muito harmônico, o conjunto de prédios, arvores e carros parecem estar trabalhando juntos, não há sobreposição de nenhum elemento, e a vegetação molda uma paisagem agradável.
Figura 1 – Cobogo
Figura 2 - paisagem entre quadras
Figura 3 - Croqui visão sob piloti
Os pilotis foram os elementos que me chamaram maior atenção, além de proporcionar uma livre circulação também me proporcionou um ótimo conforto térmico, me impressionei com a diferença que a cor a preta no causa ao ambiente, como se a coluna estivesse imparcial. O espaçamento entre os prédios também colabora para esse conforto, além de dar espaço para o urbanismo.
Figura 4 - Croqui distancia dos prédios
Figura 5 – Pilar preto
Figura 6 – Croqui Pilares
A unidade de vizinhança proporciona lazer através de parquinhos e cinema, igreja, biblioteca posto de saúde, comércio e educação com o jardim de infância e as escolas classe que cada quadra possui.
Figura 7 – Parquinho
Figura 8 - Mesas
A quadra 308 sul é projeto de Roberto Burle Marx os prédios possuem garagem subterrânea e variam entre quatro e seis andares, assim como na quadra 108 os prédios possuem pilotis e um generoso espaçamento. Achei o espaço mais aconchegante e encantador, com o verde mais diverso e espaço para relaxar.
Figura 9 -