Sun atacadista
Mas nem tudo é apenas tecnologia, as pessoas e as organizações possuem papel fundamental, pois os hardwares e softwares são apenas terminais e não pensam, sendo assim o desempenho dos mesmos são diretamente impactados pelo uso dos administradores e funcionários, tal como a cultura empresarial que determina como a solução deveria e está sendo utilizada.
Contextualizando, para que a empresa determine a melhor solução, a empresa necessita seguir alguns passos: identificar o problema, propor soluções, avaliar as propostas e escolher a solução mais aderente e implantá-la. Na identificação do problema é fundamental descobrir qual é o tipo de problema existente. Para que os mesmos sejam solucionados, deve existir o consenso da existência de um problema, sobre qual é o problema, suas causas e o que pode ser feito sobre ele, ressaltando as limitações que a empresa possui, por exemplo, recursos disponíveis.
O segundo passo, referente as propostas de solução para os problemas identificados, levando em conta a maior quantidade possível de solução para ter noção de todas as possibilidades.
Algumas soluções dão mais ênfase à tecnologia, enquanto outras se concentram nos aspectos organizacionais e humanos.
Escolher a melhor solução para a empresa compõe o terceiro passo, onde um dos fatores a se considerar é o custo desta solução bem como sua aplicabilidade, conhecimentos existentes e o tempo para desenvolvê-la e implanta-la. É essencial o acompanhamento e apoio dos gerentes e funcionários.
Finalizando, o quarto e último passo é a implantação da solução, que precisará ser desenvolvida e introduzida na organização, é nesta etapa que se torna importante adquirir ou desenvolver as tecnologias referentes aos softwares, que deverá ser testado em cenários (compatíveis aos da empresa) e posteriormente treinar os funcionários que o utilizarão.
É pensando neste processo que a empresa deverá também pensar em como administrar e conduzir a mudança, para isso