Sumário - texto ':jovem professor: um forte!"
Campus Florianópolis
Disciplina Estado e Políticas Educacionais
Professora Olinda Evangelista
Turma/Ano 1.308 2012/1
Aluna Jaqueline Dewes
Sumário – Texto “Jovem Professor: Um Forte!”
Questão escolhida:
[...] a escola e os professores são vistos como estratégicos, mas, para tanto, faz-se necessário reformá-los, “reconvertê-los” (Evangelista 2006, 2010a, 2010b) e docilizá-los (Shiroma; Evangelista, 2007). (EVANGELISTA; TRICHES, 2011, p. 13). Com base nessa passagem argumente sobre sua concordância ou discordância em relação ao que ela afirma.
Tópicos:
Relações entre a formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com as diretrizes originárias das Organizações Multilaterais.
A escolarização é entendida como um processo agradável para os interesses capitalistas por propiciar a migração do pensamento dominante para as classes subalternas.
Organizações envolvidas com o projeto capitalista para a educação: Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Banco Interamericano de Desenvolvimento; Todos Pela Educação, UNESCO, OEA, OEI, PREAL.
A necessidade de reformar os cursos de Pedagogia proveniente da demanda da “nova pedagogia da hegemonia” surge para difundir um determinado conformismo nas massas populares, a fim de manter a dominação econômica e social através da estruturação do mercado de trabalho.
Educação institucionalizada: proposta oferecida para atendimento das necessidades do mercado capitalista.
O governo dos últimos vinte anos reafirma a natureza operacional da educação superior por ele proposta, em fase adiantada de implementação, uma vez que dificulta ou mesmo elimina dessa formação a possibilidade de produção de conhecimento.
O Estado direciona o sistema, levando ao jovem egresso do Ensino Médio oriundo das classes dominadas a ingressar na rede privada de ensino superior, por vezes, de cursos EaD (Educação a Distancia).