Sulfato de Sódio
Produção do Sulfato de Sódio
2013
1 Objetivo:
Produção de sulfato de sódio.
2.Introdução:
O sulfato de sódio é um sal de fórmula química Na2SO4, sendo o sal de sódio do ácido sulfúrico. Glauber foi o primeiro a extrair sulfato de sódio do mineral glauberita (sulfato de sódio e cálcio Na2Ca(SO4)2).
Pode ser formado também laboratorialmente, pela reação entre o ácido sulfúrico e soda cáustica (NaOH).
Reação: H2SO4 + 2 NaOH → Na2SO4 + 2 H2O
A produção mundial de sulfato de sódio, principalmente na forma de decahidrato alcança aproximadamente 5,5 a 6 milhões toneladas anualmente. Em 1985, a produção era de 4,5 Mt/a, metade de fontes naturais, e metade de produção industrial química. Após 2000, em um nível estável até 2009, a produção natural aumentou a 4 Mt/a, e a produção química decaiu a 1,5 a 2 Mt/a, com um total de 5,5 a 6 Mt/a. Para totas as aplicações, o sulfato de sódio produzido naturalmente e o produzido industrial e quimicamente são praticamente intercambiáveis.
Dois terços da produção de sulfato de sódio advém da forma mineral mirabilita, por exemplo como encontrado no leito de lagos no sul de Saskatchewan. Em 1990, México e Espanha eram os principais produtores mundiais de sulfato de sódio natural (cada um com aproximadamente 500 mil toneladas), com Rússia, EUA e Canadá com aproximadmente 350 mil toneladas cada. Estimativamente, as fontes naturais aproximadamente são superiores a 1 bilhão de toneladas.
Sulfato de sódio é também encontrado como glauberita, um mineral de sulfato de sódio e cálcio. Ambos os minerais são menos comuns que a mirabilita.
Aproximadamente um terço do sulfato de sódio do mundo é produzido como subproduto de outros processos na indústria química. A maior parte desta produção é quimicamente inerente aos processos prímários, e somente marginalmente econômicos. Por esforço da indústria, entretanto, a produção de sulfato de sódio como um sub-produto está declinando.
A mais