Sulfato de cobre
1. Em Becker de 50 ou 100 mL pesar aproximadamente 1,5 g de óxido de cobre(II),CuO,(anotar a massa registrada na balança).
2. Dissolver a massa pesada de CuO em 30 mL de solução de ácido sulfúrico (H2SO4 ) 2M (medidos em proveta) aquecendo suavemente a mistura.
Usar chapa aquecedora ou banho Maria. Deixe a solução esfriar e se houver algum vestígio de CuO que não tenha se dissolvido, filtre. Caso contrário passe para a etapa seguinte.
3. Evaporar a solução, lentamente, até a formação de cristais (usar banho-maria ou chapa aquecedora). 4. Dissolver os cristais formados em um pouco de água e deixar evaporar ao ar até recristalização. Esta etapa pode demorar um ou dois dias.
5. Adaptar o funil de Büchner com papel de filtro ao Kitazato e proceder à filtração a vácuo dos cristais formados e a seguir lava-los com álcool.
6. Terminada a filtração secar os cristais o máximo possível por sucção, no próprio funil.
7. Transferir os cristais para um papel de filtro e pressioná-los com outro papel de filtro até ficarem bem secos.
8. Pesar os cristais obtidos em vidro de relógio ou em papel de filtro. 9. Transferir os cristais de sulfato de cobre para um recipiente de vidro com tampa, limpo e seco. 10. Calcular o rendimento do processo. Seguir as etapas abaixo considerando que a massa pesada de CuO foi de 1,5 g. A massa utilizada devera ser a registrada na balança.
1