Sulfato de cobre II
Introdução teórica
O sulfato de cobre II é um composto químico de fórmula molecular CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele se apresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzento. Quando exposto ao ar, ele se cristaliza como sulfato de cobre penta hidratado, contendo cinco moléculas de água (CuSO4.5H2O). Na sua forma penta hidratada o sulfato de cobre II é de cor azul brilhante, forma no qual é mais encontrado, também conhecido como vitríolo azul. A forma anidra ocorre sob a forma de um mineral raro chamado de calcocianita. A forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (penta hidratado). Apresenta fortemente higroscópio.
O sulfato de cobre II penta hidratado apresenta inúmeras aplicações: na agricultura como fungicida, algicida, bactericida e herbicida; aditivo em alimentos e fertilizantes; como mordente em banhos fotográficos; como eletrólito nas pilhas; na preservação da madeira; na composição de pigmentos em tintas e em composições pirotécnicas.
A sua forma anidra é usada na detenção de traços de humidade.
O sulfato de cobre II é ácido e irrita os olhos e o trato respiratório ao entrar em contato com eles. Ele é absorvido pela pele, causando coceira severa e dermatite. Se engolido, ele causa náusea, vômito, dores de cabeça e dores lacerantes no peito.
Materiais e reagentes
Sulfato de cobre II
Hidróxido de sódio
Água destilada
Béquer 250mL
Béquer 100mL
Bastão de vidro
Bombril
Pregos
Grafite
Fios de cobre
Chave metálica
Bico de Bunsen
Tripé de ferro
Tela de amianto
Bateria 6v
Erlemeyer
Balão volumétrico
Procedimentos
Inicialmente foram preparadas duas soluções bem concentradas de 500mL cada, uma de sulfato de cobre e outra de hidróxido de sódio.
No primeiro procedimento foi colocada 60mL da solução de sulfato de cobre em um béquer. Em seguida foram mergulhados na mesma solução dois pregos e um pedaço de Bombril e observamos por