Sujeito
POSSIBILIDADES DE TRABALHO, LAZER E
EDUCAÇÃO.
Engenharia Química (ENQ 1.2) – Sociologia
01/outubro/2011
RESUMO
O propósito é apresentar de uma forma bastante simples, algumas abordagens teóricas sobre o lugar que ocupa o trabalho, lazer e a educação na vida do sujeito contemporâneo. A argumentação está exposta num único título e não pretendo esgotar o debate ou oferecer uma visão concreta das leituras aqui mencionadas, mas garantir que este assunto não perca sua força, pois na sociedade contemporânea a mudança está em constante movimento e aprimoramento.
Palavras-chave: Vida. Sociedade. Mudança.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo é abordar o sujeito contemporâneo entre o processo educacional, lazer e trabalho e que para a formação de um bom cidadão muitos aspectos estão em jogo e vale a discussão sobre o assunto durante o decorrer do tempo.
No observado que desde a formação básica até a universitária, a estrutura física para os alunos estão distantes de suas realidades e dos avanços científicos, destacando como exemplo o acolhimento do computador e da rede mundial.
Atualmente a sociedade global, resultado da evolução da tecnologia industrial e comercial, no amplo crescimento dos mercados para produtos e serviços e da necessidade do desenvolvimento, a adequação humana durante este processo evolutivo tornou-se simplesmente a ferramenta principal do êxito capitalista.
2
2 O SUJEITO CONTEMPORÂNEO E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO, LAZER E
EDUCAÇÃO.
Todas as relações sociais do mundo moderno se viram, então marcadas pelo tipo de concepção individualista do sujeito com referência ao mercado ou ao estado e a cidadania. E a lealdade estava acima de tudo e era constitutiva, de modo direto, da identidade do sujeito
(DOMINGUES, 1999).
Alguns cientistas sociais contemporâneos argumentam que uma das características de nossa época é a incerteza. A predominância desse sentimento se deve à dificuldade de prever