Sujeito e Predicado
Trabalho de Química Pilhas
Taiana Zanardi, 30 Larissa Elicker, 25 Joice Almeida, 22 Taila Kirsten, 29
Sapiranga, 15 de Maio de 2013
Introdução
Através de pesquisas e dedicação elaboramos nosso trabalho sobre pilhas. Este envolve as principais características da mesma, como funciona seu sistema, como foi criada e seu respectivo conceito. De forma clara temos o objetivo de esclarecer dúvidas e adquirir mais conhecimentos. A pilha é bastante utilizada hoje em dia por todo o mundo, mas são poucas pessoas que realmente tem noção de como a pilha foi criada, do que é constituída e qual os males que ela trás pra sociedade. Neste trabalho, colocamos as principais informações sobre a pilha, incluindo a pilha de Daniell, pilhas alcalinas, pilhas galvânicas, a bateria e a célula eletroquímica.
Conceito de Pilha:
Pilha elétrica, célula galvânica, pilha galvânica ou ainda pilha voltaica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica. A reação química utilizada será sempre espontânea.
Neste dispositivo, têm-se dois eletrodos que são constituídos geralmente de metais diferentes, que fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e redução. Estes eletrodos são postos em dois compartimentos separados, imersos por sua vez em um meio contendo íons em concentrações conhecidas e separadas por uma placa ou membrana porosa, podendo ser composta por argila não-vitrificada, porcelana ou outros materiais.
As duas metades desta célula eletroquímica são chamadas de compartimentos e têm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reação de óxido-redução, do contrário, os elétrons seriam transferidos diretamente do agente redutor para o agente oxidante.
Finalmente, os dois eletrodos são conectados por um circuito elétrico, localizado fora da célula, denominado circuito externo,