Suite Vollard
O conceito do Suíte Vollard é fazer com que uma plataforma metálica móvel gire em torno de uma estrutura rígida de concreto. Dependendo das exigências do projeto, o telhado pode girar juntamente com a estrutura, que é o caso do edifício em Curitiba.
Cada apartamento pode girar individualmente para ambas as direções e demora em média 60 minutos para completar uma volta (360 graus). A solução de construção rotativa é bastante versátil e pode ser ajustadas para diferentes tamanhos, formas, combinações e aplicações.
Este edifício é um produto com tecnologia patenteada mundialmente com a empresa Spin Building, que também oferece as mais modernas tecnologias de controle de ambientes, além de segurança por biometria e utilização de sistemas avançados para economizar água e energia elétrica.
A solução consiste em um pilar central de concreto armado que dá suporte a lajes em balanço, nas quais são instalados sistemas giratórios em aço que serão responsáveis por fazer os apartamentos rodarem. No caso do Suite Vollard, os banheiros e a cozinha foram acomodados no interior do pilar central, enquanto a circulação vertical foi instalada em um volume retangular anexo.
“É importante salientar que esse é um edifício-conceito, a partir do qual desenvolveremos outros projetos. Também já desenvolvemos um sistema que permite a instalação dos banheiros na área giratória”, relata Bruno.
Todo o movimento é monitorado por computador e sua velocidade pode ser regulada pelo usuário. Uma plataforma metálica de 89 m2 foi estruturada lateralmente por montantes metálicos verticais fixados na sua base, a parte superior é acoplada telescopicamente a uma guia curva fixada na laje, possibilitando o giro da vedação lateral em conjunto com a plataforma. O movimento de rotação foi assegurado por um sistema de engrenagens dentadas e correntes de rolo.
Portanto, a plataforma metálica gira para ambos os sentidos sobre uma estrutura fixa de concreto, utilizando um motor de 0,5